24 de jul. de 2009

Dreno Vertical

Os drenos verticais são denominados em inglês de "prefabricated vertical drains" (PVD) ou mais comumente de "wick drains". É frequente a pergunta: porque a denominação "wick drain"? Segundo Doerner, 1999, a resposta provável é porque este dreno é cravado verticalmente no solo, ficando com as pontas inferiores inseridas em uma camada abaixo do nível d`água, e a água é expulsa desta sob pressão, parecendo uma série de mexas ou pavios.
O termo PVD (prefabricated vertical drains) também não é o mais apropriado, pois este dreno pode ser utilizado em qualquer inclinação, e não só na vertical, sendo algumas vezes usado até na horizontal.
Vários bilhões de metros lineares, deste tipo de dreno, já foram cravados no mundo inteiro e o projeto para a determinação do espaçamento, da capacidade de vazão necessária e da profundidade dos mesmos, assim como da sobrecarga adequada, para que o recalque ocorra no prazo previsto, exige bons conhecimentos de mecânica dos solos e de engenharia geotécnica.
O dreno vertical possui uma boa resistência à tração e quando são cravados com distância de 1 a 2 m , de centro a centro, eles oferecem um efeito de reforço considerável na camada, Koerner, 1999.

Fonte: Engepol